Do Aratu Online


O deputado petista e um dos líderes do Movimento de Trabalhadores Sem Terra, Valmir Assunção, é o único baiano que pode se orgulhar de fazer parte de um grupo que representa apenas 3,5% da Câmara: os 18 deputados que compareceram a todos os 119 dias reservados a votação, nos quais a presença era obrigatória.

São 513 parlamentares e toda a sorte de justificativa para faltar a uma sessão. Mas nenhuma delas valeu para Assunção, que tem 53 anos e está no segundo mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. No ano de 2017, ele registrou presença todos os dias obrigatórios, ato repetido por outros 17 colegas de dez estados e do Distrito Federal.

O levantamento foi divulgado pelo site Congresso em Foco, nesta quinta (4). Outro parlamentar que fez parte dessa minoria dos totalmente assíduos foi o Palhaço Tiririca (PR-SP).

Valmir Assunção é natural de Itamaraju, extremo sul da Bahia, e membro da direção nacional do MST desde 1990. Ele também já ficou na oitava posição em um ranking com 493 parlamentares avaliados pelo portal Atlas Político, analisando representatividade eleitoral, fidelidade partidária, proporção do dinheiro gasto na campanha por voto obtido, ativismo legislativo e debate parlamentar.

Ele também foi secretário estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, entre 2007 e 2010, no primeiro mandato de Jaques Wagner, licenciando-se do mandato de deputado estadual neste período.

Pela Constituição, o parlamentar só está obrigado a registrar presença nas sessões ordinárias, aquelas realizadas às terças, quartas e quintas. Quem falta pode apresentar justificativa como atestado médico, missão oficial ou partidária para abonar a ausência e se livrar de um eventual desconto no salário. O corte só ocorre quando o parlamentar deixa a falta sem justificar.

VEJA A LISTA DOS ASSÍDUOS (em ordem alfabética)

Adelson Barreto PR SE
Augusto Carvalho SD DF
Carlos Manato SD ES
Conceição Sampaio PP AM
Delegado Edson Moreira PR MG
Flavinho PSB SP
Ivan Valente Psol SP
Lincoln Portela PRB MG
Luiz Couto PT PB
Marcio Alvino PR SP
Renato Andrade PP MG
Sóstenes Cavalcante DEM RJ
Tenente Lúcio PSB MG
Tiririca PR SP
Vaidon Oliveira Pros CE
Valmir Assunção PT BA
Victor Mendes PSD MA
Weliton Prado Pros MG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *