PT promove seminário internacional sobre liberdade religiosa neste sábado (23)
A menos de três meses para as eleições, um seminário virtual, neste sábado (23), vai reunir representantes de várias crenças em nome da liberdade religiosa e da democracia. Trata-se do “Seminário Internacional Pelo Diálogo Inter-religioso Brasil/Portugal”, promovido pelo Setorial Nacional Inter-religioso do PT em parceria com Secretaria de Relações Internacionais (SRI) e Núcleo do PT-Lisboa.
Segundo o coordenador do Setorial e também vice-presidente do PT-BA, Gutierres Barbosa, a ideia do evento surgiu do entendimento de que, frente à escalada do neofascismo em todo o mundo, era necessário fazer um debate à luz da religião com o segundo país com maior número de brasileiros morando no exterior.
O seminário começa às 14h de Brasília (18h em Lisboa), tendo como tema “Liberdade religiosa, tolerância e Estado Laico: caminhos para a justiça social e os Direitos Humanos” e os seguintes palestrantes: pastora Lucilia Lopes (Igreja Batista Missionária), Fábio Santos (presidente da Associação Brasileira Espírita de Direitos Humanos e Cultura de Paz – Abrepaz), babalorixá Pedro de Logun (presidente da Associação Ilê Axé Igba Merindínlogun), Maria Julieta Mendes Dias (teóloga e religiosa do Sagrado Coração de Maria), Eunice Tapuia (ativista indígena), Anisa Bahai (representante da Comunidade Bahai de Lisboa) e Jayme Fucs Bar (rabino).
O evento também tem como objetivo a criação do Comitê Popular do Diálogo Inter-Religioso de Lisboa. “Criar o comitê em Portugal é dar oportunidade à comunidade que mora no país poder organizar a luta política, pois o que está em jogo nas eleições deste ano são dois projetos, permanecer no retrocesso do fascismo ou avançar no respeito, na paz, na diminuição da pobreza e no aumento do emprego. Os comitês são a dimensão popular em defesa da democracia”, explica Gutierres Barbosa.
O “Seminário Internacional Pelo Diálogo Inter-religioso Brasil/Portugal” terá transmissão pelos canais da TV PT e do Interreligioso Nacional do PT no Youtube.