Ex-deputado federal Celso Dourado recebe Comenda 2 de Julho nesta quinta-feira (11)
O ex-deputado federal Celso Loula Dourado, 90 anos, recebe nesta quinta-feira (11), às 10h, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho. A iniciativa é do deputado estadual Jacó (PT), que destaca na proposta a sua forte e efetiva militância política, na capital da Bahia, participando de diversos comitês e agremiações destinadas à defesa da redemocratização do nosso país nas décadas de 1960 e 1970.
A sessão especial de outorga da comenda vai relembrar a trajetória do sertanejo engajado na luta pela anistia dos exilados, que abrigava em sua casa com frequência perseguidos políticos posteriormente dados como mortos ou desaparecidos pela ditadura, diz o deputado Jacó. Professor, agricultor e reverendo, eleito deputado federal pela Bahia em 1986, Celso Dourado participou da Assembleia Nacional Constituinte de 1987.
O percurso de Celso Dourado, sempre ligado à educação e fé cristã, vai da região de Irecê, onde nasceu, a São Paulo e Salvador. Na direção do Colégio 2 de Julho, exerceu um papel importante na transição do país para o regime democrático. Durante o regime militar, abriu as portas dessa instituição para a realização das comemorações do 1º de maio, Dia do Trabalhador e do Congresso Nacional da Anistia em 79, no qual discursou, entre outros, o comunista Luis Carlos Prestes.
Foto: Adson Brito