Em carta aberta, Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento do PT Bahia pede a Jerônimo atenção prioritária à questão socioambiental
Em carta aberta, a Secretaria/ Setorial de Meio Ambiente e Desenvolvimento (SMAD) do Partido dos Trabalhadores da Bahia pede ao governador eleito Jerônimo Rodrigues atenção prioritária à questão socioambiental na Bahia de acordo com a relevância estratégica do programa de Lula à temática e em consonância com a agenda 2030, cujo objetivo é assegurar a ampla efetivação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. No documento, a Secretaria destaca ainda a necessidade de diálogo com movimentos socioambientais e a sua integração à Equipe de Transição.
A SMAD reforça a importância do diálogo com as comunidades tradicionais e as comunidades dos diferentes territórios baianos para fortalecer as tomadas de decisões que afetem os diversos modos de vida das populações e povos tradicionais e dos debates ambientais com a população baiana e o Conselho dos Povos de Comunidades Tradicionais. Solicita também a reestruturação da SEMA e do INEMA para garantir interação institucional efetiva entre os servidores na realização das suas atribuições e fortalecimento do SISEMA (Sistema Estadual de Meio Ambiente).
O fortalecimento e a implementação dos conselhos gestores das unidades de conservação e dos comitês de bacias estaduais, a ênfase à Agricultura sintrópica, regenerativa e agroecológica e o apoio ao desmatamento Zero, além de ações de cuidado como o litoral, também estão listados na carta como ações prioritárias. A Secretaria destaca ainda a necessidade de destinar recursos para implementação da Política Estadual de Educação Ambiental (PEEA) e do Programa de Educação Ambiental do Estado da Bahia (PEA) e a aplicação da Política Estadual de Resíduos Sólidos, dentre outros.
Clique aqui e leia a carta na íntegra.