Marta parabeniza ampliação da maternidade Albert Sabin: “Cuidado com as mulheres está entre as prioridades do governo”
Membro da Comissão de Direitos das Mulheres da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) esteve presente na inauguração da ampliação da maternidade Albert Sabin, em Cajazeiras, e disse que o novo equipamento é de causar orgulho para a população baiana, mas, acima de tudo, é uma grande vitória para as mulheres do estado.
“Maternidade que, para além de toda a alta tecnologia, de 82 leitos referência para atendimento de gestantes de alto risco, conta com doulas, profissionais fundamentais no acolhimento de gestantes, puérperas e mulheres que realizam o pré-natal. Profissionais reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde como e que encontram reconhecimento também no Governo da Bahia, dada a importância delas para o processo da maternidade e para a humanização do parto”, disse.
Marta enaltece ainda que a maternidade vai cumprir uma ausência deste tipo de serviço público na capital baiana, após um investimento de R$ 8,5 milhões entre obras e equipamentos. “É uma maternidade de ponta, que passa a ter uma nova unidade de Terapia Intensiva (UTIN), um Centro de Parto Normal (CPN), além de um marco fundamental para as mães. “Elas poderão, tão logo nascerem seus bebês, realizar a vacinação e o registro civil. Sem toda a demora que costuma ocorrer para o registro, ali mesmo, no próprio hospital”.
Com atendimento de urgência, emergência e ambulatório, a Albert Sabin é considerada referência para os distritos sanitários de Cajazeiras, Pau da Lima e Itapuã, além de oferecer apoio ao Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho e o Centro de Parto Humanizado de Plataforma. Com o novo Centro de Parto Normal entregue, a maternidade passa a receber gestantes de baixo risco em trabalho de parto, que serão acomodadas nos cinco quartos de Pré-parto, Parto e Pós-Parto (PPP).
“Essa ampliação é só mais uma demonstração de que o Governo da Bahia tem a Saúde como uma de suas prioridades. Pois um povo com saúde vai à luta agarrando as oportunidades e o apoio das politicas publicas”