Avenidas 29 de Março e Gal Gosta são obras históricas para mobilidade em Salvador, avalia deputado Robinson
A entrega da Avenida 29 de Março e a duplicação, com requalificação, da Avenida Gal Costa, que integram as Linhas Azul e Vermelha, representam um novo marco histórico para a mobilidade em Salvador. A afirmação é do deputado estadual Robinson Almeida, líder da Federação PT, PV, PC do B, na Assembleia Legislativa, que participiou da solenidade de entrega dos equipamentos de infraestrutura ao lado do governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (20).
“São intervenções estruturantes, projetadas e entregues nos governos do PT, que representam um marco histórico para a mobilidade em Salvador, integrando, especialmente, o Subúrbio Ferroviário com a Orla Atlântica da nossa cidade”, afirmou Robinson. “Além de garantir importante contribuição para a mobilidade em nossa capital, essas obras também consolidam um novo vetor de desenvolvimento, integrado a nova Rodoviária, em breve a ser entregue, e que vai possibilitar a geração de novas oportunidades de emprego e renda para nossa população”, projetou o petista.
Investimentos
As intervenções compreendem os novos vetores viários em Salvador, batizados de Linha Azul e Linja Vermelha, projetados no governo Jaques Wagner (PT). De acordo com o governo do estado, a Linha Azul teve investimentos de mais de R$ 648 milhões para a integração entre a Avenida Pinto de Aguiar e a Av. Gal Costa, que foi duplicada; e a ligação entre os bairros de Pirajá e Lobato. O sistema viário, com aproximadamente 12 quilômetros de extensão, contempla uma pista dupla, com três faixas de tráfego, em cada sentido, incluindo um corredor exclusivo para ônibus, serviços de urbanização, paisagismo, sinalização viária, implantação de semáforos e iluminação pública, além de viadutos, elevados e túneis duplos.
Já o trecho da implantação da Avenida 29 de Março, que liga Cajazeiras a Águas Claras, faz parte da quarta etapa da Linha Vermelha, interligando a Via Regional até a BR-324, passando pelos bairros de Cajazeiras IV, V e VIII, Castelo Branco e Águas Claras. Esse trecho de 2,6 quilômetros recebeu um investimento global de R$ 114,8 milhões. Ele conta com duas pistas, três faixas de tráfego cada, microdrenagem, paisagismo, ciclovia, passeio, sinalização, iluminação LED e faixa exclusiva para BRT, além de obras complementares que incluem escadarias, rampas de acesso e a melhoria de um campo de futebol.