Ivoneide Caetano apresenta projeto de lei que garante contratação de vigilantes mulheres nas empresas
Com objetivo de facilitar a inserção de mulheres no mercado de trabalho, a deputada federal Ivoneide Caetano (PT) apresentou o Projeto de Lei n° 492/2024, que estabelece o percentual mínimo de 50% de vigilantes mulheres contratadas para órgãos públicos e de 1/3 para estabelecimentos financeiros.
“Ainda existe uma imagem de que o segmento da segurança está atrelado à figura masculina, onde persiste uma hierarquia de gênero, e um estereótipo de que a presença feminina pode fragilizar os postos de trabalho”, destacou Ivoneide Caetano durante pronunciamento na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (19).
O ramo da segurança privada e vigilância é considerado um dos maiores e mais lucrativos segmentos da economia do Brasil. No entanto, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, 87,6% dos trabalhadores da categoria são homens, e as mulheres representam somente 12,4%.
A deputada frisou que o projeto foi construído através de diálogo com a categoria de vigilantes. “Esse projeto surge de uma reivindicação da categoria para fortalecer políticas públicas que garantam a participação das mulheres em todos os setores da economia” , ressaltou Ivoneide.