Maria Marighella presta solidariedade à Gamboa de Baixo após ação policial na comunidade e defende plano estadual de redução de homicídios
A vereadora Maria Marighella (PT) prestou solidariedade à comunidade pesqueira da Gamboa de Baixo, após três jovens terem sido mortos no território em ação policial na manhã de hoje (01). Ela defendeu ainda que o Estado implemente um Plano de Redução de Homicídios, proposto por ela na Câmara Municipal de Salvador através do Projeto de Indicação (PIN-15/2022), inspirado em recente pesquisa da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas.
“A comunidade pesqueira da Gamboa de Baixo é uma ZEIS (zona especial de interesse social). Um território em luta por direitos e condições dignas de vida, hoje em luto. Defendemos que o Estado implemente um plano de redução da letalidade policial com ampla participação da sociedade civil e instituições públicas comprometidas com a promoção dos direitos humanos”, argumentou a vice-líder do PT na Câmara Municipal.
A vereadora propõe no PIN-15/2022 que seja elaborado um Plano Estadual de Redução de Homicídios estabelecendo metas de redução de mortes a partir do curto prazo; observando a prioridade da atuação com a juventude negra; construindo iniciativas articuladas e intersetoriais (cultura, justiça, educação, saúde, segurança pública) e; priorizando investimentos de esforços e recursos em territórios selecionados com taxas maiores de violência.
“Imaginar, disputar e colocar em prática políticas públicas que garantam o direito à cidade, à dignidade e à vida é um compromisso inegociável e urgente. Nossa total solidariedade às famílias e moradoras/es da Gamboa de Baixo”, concluiu a vereadora.