Cenário da dengue na Bahia tem tendência de queda
A avaliação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), em reunião ocorrida nesta terça-feira (7), é de que o cenário da dengue na Bahia está em tendência de queda. O estado, que já teve mais de 270 municípios em epidemia da doença, atualmente tem 197 nesta situação, além de outros 95, em risco e 83 municípios em alerta.
“As medidas do Governo da Bahia estão dando resposta, junto com o esforço das equipes de saúde e também da parceria com o Corpo de Bombeiros, com os municípios e com a população. Investimos mais de R$ 21 milhões em ações não só relacionadas à assistência, como também investindo em medicamentos e insumos, em equipamentos para os agentes de endemias, na capacitação de profissionais, uso do Ultra Baixo Volume (UBV) – também conhecido como “fumacê” – e, também, em ações de conscientização da população”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Ao todo, mais de 200 mil medicamentos, quase 9 mil kits para agentes de endemias e 250 bombas costais foram distribuídos, além de quase 20 mil profissionais capacitados e 20 ações de mobilização intersetorial. “São números que mostram a atenção dada pelo Governo do Estado nesse momento difícil que vivemos e ainda estamos vivendo. A tendência é de queda, mas as ações não vão parar”, garante Roberta Santana.