Nota da Executiva Estadual do PT Bahia sobre as eleições 2024
NOTA DA EXECUTIVA ESTADUAL DO PT BAHIA SOBRE AS ELEIÇÕES 2024
Na Bahia e no Brasil, após quase uma década de cerco e perseguição contra nosso partido, as históricas vitórias do governador Jerônimo Rodrigues e do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva dão sinais evidentes de retomada de um processo de recuperação eleitoral do PT nos municípios. Ainda que tenhamos enfrentado um cenário de grande distorção do sistema político brasileiro, com partidos e candidaturas ligadas às maiorias conservadoras que operam emendas parlamentares bilionárias no Congresso Nacional, a força e resiliência da nossa militância, dos movimentos sociais e organizações populares garantiram um crescimento de 32 em 2020 para 49 prefeituras eleitas em 2024, e ainda vamos disputar o segundo turno em Camaçari com toda força e energia do companheiro Luiz Caetano.
A soma de votos em candidatos e candidatas do PT passou de 1.074.733 para 1.237.045 votos na Bahia (+15%), mesmo não tendo lançado candidatura própria na capital. Considerando as chapas compartilhadas com PV e PCdoB na Federação Brasil da Esperança, elegemos 68 prefeitos e nos consolidamos como a segunda maior força em número de prefeitos no estado. Além disso, garantimos a eleição de 422 companheiros e companheiras para as Câmaras Municipais.
Dentre as 100 maiores cidades da Bahia, aumentamos de 5 para 11 o número de municípios governados pelo PT: Catu, Barra, Jaguaquara, Sento Sé, Pilão Arcado, Amargosa, Curaçá, Esplanada, Cachoeira, Paratinga e Campo Alegre de Lourdes. E cumprindo a tática eleitoral de fortalecer o campo democrático no embate permanente contra a extrema direita elegemos 65 vices do PT. O PT teve papel decisivo na consolidação da base aliada do governador Jerônimo e do presidente Lula na Bahia em 2024.
Os resultados eleitorais deste primeiro turno correspondem ao compromisso e à luta de nossa militância, candidatos, candidatas e dirigentes de todos os níveis. Correspondem também aos acertos e eventuais equívocos na implementação da tática eleitoral, que iremos avaliar em conjunto na reunião do Diretório Estadual em novembro para fortalecer o partido, nosso campo político mais amplo e nosso projeto de Bahia e Brasil.
Esta avaliação tem de levar em conta que voltamos ao governo federal, com o presidente Lula liderando uma frente política democrática numa conjuntura extremamente desafiadora, e que estamos no quinto mandato seguido campo democrático e popular na Bahia, mas que o resultado das eleições em Salvador e nas maiores cidades devem deixar importantes lições para o nosso partido e governo.
Nossa principal tarefa, neste segundo turno, é construir a vitória em Camaçari, unindo o campo popular e democrático contra a união do carlismo e do bolsonarismo na quarta maior cidade da Bahia.
Convocamos toda a nossa militância para se juntar a essa disputa histórica de braços dados com Caetano 13!
Clique aqui e baixe a nota em PDF.
Salvador, 9 de outubro de 2024
COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PT BAHIA