Dirigentes, deputados e militância celebram festa de Iemanjá na sede do PT Bahia
O Partido dos Trabalhadores da Bahia celebra neste domingo, 02, a tradicional festa de Iemanjá, uma das mais importantes do calendário baiano, com o tema “Fé na Maré do PT”. Estão presentes dirigentes da legenda, secretários de Estado, como Rowena Brito, Adolpho Loyola e Osni Cardoso; deputadas e deputadas, a exemplo de Maria Del Carmen, Rosemberg Pinto, Valmir Assunção e Jorge Solla. Também marcaram presença a militância da legenda e os movimentos sociais.
O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, afirmou que momentos de congregação fazem parte da tradição do PT Bahia. “Todas as nossas vitórias comemoramos aqui no Rio Vermelho, um bairro com a cara do PT, diverso, alegre e plural. Já tivemos várias sede do PT aqui no Rio Vermelho, e após a pandemia, voltamos ao lugar que consideramos um pouco nosso. Então hoje, é comemoração, é alegria, é ‘Fé na Maré do PT”, afirmou.
Uma das responsáveis pela organização da festa, a secretária de Comunicação do PT Bahia, Rafaela Cruz, falou sobre a importância de reunir os petistas em um momento festivo. “Temos um histórico de luta em defesa dos trabalhadores, da justiça social e em defesa da democracia. Então, é muito significativo para nós, da direção, reunir todas essas pessoas, que estão sempre ao nosso lado nas nossas lutas, em uma festa tão tradicional, em um momento de celebração e alegria”, destacou Rafaela.
A programação na sede começou à 09 horas, com o recolhimento dos presentes ecológicos, cortejo até a praia e entrega do balaio no mar. Ao lado da militância e dos movimentos sociais, os petistas foram às ruas do Rio Vermelho reafirmar a defesa da democracia, da pluralidade religiosa e enaltecer a cultura e ancestralidade da população baiana. À tarde na sede, a celebração contará com trações culturais.
A defesa da democracia com a ocupação das ruas contra a intolerância religiosa foi citada pela secretária de Movimentos Populares da Direção Estadual, Rafaella Rios, como um dos pontos altos. “É muito importante que, em um momento festivo, nós não baixemos a guarda, precisamos estar sempre atentos. Mas, claro, festejar também muito é importante. E hoje é um momento de celebração para todos nós, de festa, de comemoração, mas sem perder de vista nossas defesas”, conclui Rafaella Rios.
Foto: João Valadares