Novo Cineclube Ubuntu | Aquecendo para a Lavagem do Bonfim
O Cineclube Ubuntu abre suas portas nesta quarta-feira, dia 11. Uma iniciativa do Diretório Estadual, juntamente com os Diretórios da 2a e 13a zonais do Partido dos Trabalhadores de Salvador, na inauguração exibirá treze curtas-metragens dirigidos pela cineasta baiana Liliane Mutti ao longo dos últimos 5 anos. “Será o pré-Bonfim de Salvador”.
A sessão contará com a presença da equipe dos filmes, composta pelo fotógrafo Daniel Zarvos e a escritora Marcia Camargos que, assim como a diretora, integra o Alerta-França Brasil. Com inúmeras ações na embaixada brasileira em Paris, o Coletivo tornou-se conhecido por denunciar, no exterior, os ataques à democracia e a trágica gestão da pandemia do governo precedente. Não por acaso, a capital francesa deu a Lula quase 84% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais. Também estará presente a presidente da Funarte, Maria Marighella, atriz engajada nas pautas culturais.
Entre os filmes, destaca-se o premiado curta Elle, que acompanha a ida dos pais de Marielle Franco à Paris, para inauguração do jardim que leva o nome da sua filha. Como os demais, o curta foi realizado de maneira voluntária, com os recursos da distribuição destinados à família da vereadora assassinada, que cedeu imagens de arquivo, digitalizadas para a obra.
A sessão será uma oportunidade para o público baiano rever Mulher-Multidão, que integrou a Mostra Lugar de Mulher no Cinema e foi exibido na TVE-Bahia. Bilíngue, e narrado por Marcia Tiburi e pela atriz Gabriella Scheer, o curta segue o critério de filmes-ataque, como o grupo gosta de definir as produções feitas de “forma instantânea, sem recurso e com o sentimento de grito”. Um conceito que define bem os últimos anos do audiovisual e do cinema brasileiro.
O espaço abre às 19h. A sessão começa às 19h30, com uma introdução, e finaliza com um debate sobre resistência e cinema. Liliane Mutti, diretora internacional da BRAVI (Associação Brasil Audiovisual Independente), responderá perguntas sobre coprodução internacional e o futuro do nosso cinema. Não faltará cerveja com rótulos criativos, a preços populares, além de artigos da tradicional lojinha da 213. A escritora Marcia Camargos estará autografando seus mais recentes livros, cujas vendas serão integralmente revertidas para o cineclube que nasce com a proposta de sessões mensais, sempre no animado Largo de Santana.
Serviço:
Quando: 11/01/2023 (quarta-feira), 19h – 22h
Onde: Sede da 213,Largo de Santana (Praça da Dinha), EDF. 2 Irmãos, 1º andar, Rio Vermelho.
Lista dos Filmes:
Stop coup in Brasil – (BR, 2017, 2 min.)
Ele Não – (BR/FR, 2018, 1min.)
Genocidio – (BR/ FR, 2019, 4 min.)
Mulher-Multidão – (BR/ FR, 2020, 4min.)
Ecocídio – (BR/FR, 2021, 11 min.)
Sem Oxigênio (BR/ FR, 2021, 4min.)
Elle (Marielle Franco) – (BR/ FR, 2021, 9 min.)
Um corpo estendido no chão (BR/ FR, 2021, 2 min.)
Brasil em Ossos – (BR / FR, 2022, 2min.)
Sangue vermelho – (BR / FR, 2022, 3min.)
Independência é luta – (BR / FR, 2022, 3min.)
Meritocracia – – (BR / FR, 2022, 3min.)
Merci Lula (BR / FR, 2023, 2min.)