Júnior Muniz é natural de Jacobina (BA), mas viveu grande parte da sua infância em Umburanas (BA) com os seus pais, Nair e Denivaldo. Antes de completar os 10 anos de idade, já trabalhava na feira municipal de Umburanas, como cortador de carne, no afã de auxiliar no sustento da sua família.
Formou-se em Direito e acumulou diversas experiências profissionais na ala política: Assessor especial na Prefeitura de Camaçari, Superintendente da UPB e Presidente Estadual do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). No pleito de 2018, elegeu-se deputado, logo sendo escolhido vice-líder do governo e após conquistar a confiança e a admiração dos colegas parlamentares, Muniz foi eleito para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, ocupando a condição de 1º secretário e caracterizando-se como um dos deputados estaduais mais atuantes, responsável por viabilizar centenas de benefícios para os municípios que representa.
Em 2022, durante a janela partidária, retornou para o Partido dos Trabalhadores (PT), no intuito de estar totalmente envolvido e integrado ao grupo que transformou o Brasil, liderado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva. Foi reeleito para o 2º mandato com 67.175 votos, triplicando sua votação em reeleição ao pleito anterior, com crescimento de 219% dos votos, um recorde histórico na Casa Legislativa Baiana.