O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado. Em 1980, em São Paulo, o PT surgiu com a necessidade de promover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.
Na Bahia, as movimentações para a formação do novo partido tiveram início a partir das grandes greves comandadas pelo líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva no ABC Paulista. A ideia de um país livre, democrático e com justiça social para todos inspirou milhares de baianos, que passaram a se reunir em Salvador e no interior para colocar o sonho de pé.
Depois de muitas lutas, o PT Bahia nasceu, cresceu, elegeu representantes no Legislativo e em 2006 chegou ao Governo do Estado com uma vitória histórica, livrando os baianos do autoritarismo. De lá pra cá, com Wagner e Rui, já são 16 anos de uma gestão que se transformou em orgulho para a Bahia e exemplo para o Brasil, promovendo diálogo, transparência e crescimento econômico com inclusão social.