“A casa caiu”, diz Joseildo sobre intimação de Bolsonaro para depor na Polícia Federal
Após o recebimento de uma intimação para prestar depoimento à Polícia Federal, o retorno de Bolsonaro ao Brasil foi comentado, sob duras críticas, pelo deputado Joseildo Ramos (PT/BA) no plenário da Câmara nesta quarta-feira (29). De acordo com o parlamentar, o ex-presidente tem muito o que explicar. “O que teria acontecido com os presentes trazidos da Arábia Saudita? Como explicar os ‘mimos’ suspeitos que foram — ou não — interceptados pela Receita Federal e que sequer tinham a declaração do então presidente?”, indagou.
Joseildo chegou a propor que o depoimento de Bolsonaro fosse prestado no próprio aeroporto, logo na sua chegada, anunciada para amanhã. “Ele tem muito o que explicar, a começar pela tentativa de golpe em 8 de janeiro de 2023, terá também, dentre outras coisas, que explicar os possíveis crimes de peculato, de descaminho e de lavagem de dinheiro”, frisou.
Tal situação, segundo o parlamentar, será rigorosamente investigada pela PF, que no Governo Lula retoma e cumpre plenamente o seu papel de instituição de Estado, “que no governo anterior foi sequestrada para servir ao presidente Bolsonaro e à sua ‘familícia’”. O deputado explicou que, como o ex-presidente hoje não goza de prerrogativa de foro, terá que prestar informações a partir da primeira instância judicial. “Bolsonaro, a casa caiu!”, ironizou.
O depoimento de Bolsonaro, na Polícia Federal, no inquérito que investiga as joias da Arábia Saudita trazidas ilegalmente para o Brasil e que foram destinadas ao ex-presidente, está marcado para a próxima quarta-feira (5).