Brasil e França reforçam cooperação bilateral no combate à crise climática
Uma agenda ambiental comum entre Brasil e França, de reforço dos laços bilaterais entre os dois países na construção de um mundo multipolar, com foco no combate às mudanças climáticas, permeou as declarações em conjunto assinadas pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron nesta terça-feira (26).
Os dois se reuniram em Belém do Pará, onde formalizaram o Chamado Brasil-França à ambição climática de Paris a Belém e além; e o Plano de Ação sobre a Bioeconomia e a Proteção das Florestas Tropicais.
“Reunidos em Belém, no coração da Amazônia, Brasil e França, países amazônicos, decidimos unir forças para promover um plano de ação internacional para a proteção das florestas tropicais, tendo em vista a COP30, que será realizada aqui mesmo, em menos de dois anos”, diz um trecho do documento Plano de Ação sobre a Bioeconomia.
Pelas redes sociais, o presidente Lula saudou a chegada de Macron e reafirmou a importância dos laços históricos entre Brasil e França. “A caminho da Ilha do Combu, no Pará, com Emmanuel Macron”, escreveu Lula, na rede X. “Início de uma viagem de três dias do presidente francês pelo Brasil, aprofundando a parceria entre nossos países”.
Acesse a íntegra dos documentos assinados pelos dois presidentes clicando aqui.
Da Redação, com Ministério das Relações Exteriores