PT de Itacaré repudia ato violento contra vereador
O Partido dos Trabalhadores de Itacaré manifestou seu repúdio ao ato violento cometido contra o vereador do PT no município, Diego de Bidal, no domingo, 13, na Praia da Concha, e pediu a apuração integral dos fatos pelas autoridades competentes. O Diretório Municipal do PT de Itacaré informou que a agressão física e verbal foi cometida por seguranças de um empreendimento que está privatizando o acesso à praia, o que não é permitido por ser uma área pública e de livre acesso.
O presidente do PT de Itacaré, Genilson Souza, informou ainda que a bancada de vereadores do PT no município fez um pedido na Câmara dos Vereadores de retratação pública e para retirada das cordas que impedem as pessoas de terem acesso à praia. Genilson destacou também que tem sido frequente a apropriação de espaços públicos por empreendimentos turísticos, ferindo, muitas vezes, o direito de ir e vir dos moradores.
Veja, abaixo, a nota de repúdio do Diretório Municipal do PT de Itacaré
Nota de repúdio – Agressão contra o vereador Diego de Bidal
O Partido dos Trabalhadores de Itacaré vem a público repudiar o ato violento e arbitrário praticado por seguranças da pousada Aldeia do Mar que, no último domingo, dia 13 de março, agrediram fisicamente e verbalmente o vereador Diego de Bidal, em uma abordagem violenta testemunhada por diversas pessoas.
A agressão ocorreu quando o vereador utilizava a pequena ponte que liga a Praia da Concha à rua onde os carros ficam estacionados. Os agentes levantaram um cassetete para Diego de Bidal e, em seguida, lhe desferiram um tapa seguido de graves ameaças e palavras de extrema brutalidade. Ao ser abordado, o vereador argumentou que a praia e o acesso através da ponte são públicos, sendo ilegítima, portanto, a coação por parte dos seguranças.
Vale observar que tem sido frequente a apropriação do espaço público das praias por empreendimentos turísticos, ferindo, muitas vezes, o direito de ir e vir da população local.
Nesse processo, vêm acontecendo manifestações violentas proferidas por agentes de segurança privada. Inclusive, muitas dessas abordagens são motivadas por preconceito e discriminação contra pessoas negras.
Diante desses fatos, como entidade pública defensora da justiça social e do respeito aos valores humanos, vimos denunciar tais agressões e expressar toda a nossa solidariedade ao companheiro Diego, na perspectiva de avançarmos no combate a todo tipo de violência.
Assim, instamos a empresa Aldeia do Mar a realizar sua retratação pública, com a apuração integral dos fatos pelas autoridades competentes, e que a referida pousada assuma suas responsabilidades na política de segurança interna, além de retirar imediatamente a corda que limita o acesso a esse local.
Itacaré, 14 de março de 2022
Genilson Souza
Presidente do Diretório do PT de Itacaré