X

Com Lula, famílias conseguem comprar mais, diz associação de supermercados

Data de publicação: 25/01/2024

Medidas adotadas pelo governo Lula, como a valorização do salário mínimo, a atualização da tabela do Imposto de Renda o novo Bolsa Família, permitiram que as famílias brasileiras comprassem mais em 2023, especialmente no fim do ano.

É o que mostra pesquisa apresentada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Segundo o levantamento (acesse aqui os dados), o consumo nos lares brasileiros teve alta de 3,09% em 2023, na comparação com o ano anterior. O resultado é maior do que a entidade havia projetado (2,50%).

Em dezembro, o aumento foi de 18% em relação a novembro, maior resultado registrado nos últimos dois anos. E, quando se comparam dezembro de 2023 e dezembro de 2022, a alta observada no consumo foi de 10,73%.

Comer ficou mais barato

O estudo também confirma o que outros levantamentos já apontaram: no primeiro ano do governo Lula, comer ficou mais barato. O Abrasmercado, indicador que mede a variação de preços nos supermercados, encerrou o ano com queda 4,22%, maior redução registrada desde 2017. O índice leva em conta 35 produtos de largo consumo, incluindo alimentos, bebidas, carnes, produtos de limpeza, itens de higiene e beleza. Mas, segundo a Abras, as maiores quedas ocorreram nos alimentos.

Medidas do governo Lula

Ao apontar os motivos por trás desse maior poder de consumo das famílias, a Abras destaca várias medidas adotadas pelo governo Lula para aumentar a renda dos trabalhadores e trabalhadoras.

Segundo a associação, no primeiro semestre, foram destaques o Bolsa Família, o Auxílio Gás, a ampliação da isenção do Imposto de Renda para R$ 2.640, os reajustes do salário-mínimo em janeiro e em maio, os reajustes das bolsas da educação Capes e CNPQ, os reajustes dos servidores civis do Poder Executivo e a antecipação do 13º de aposentados e pensionistas do INSS, entre outras ações.

No segundo semestre, diz a Abras, contribuíram para o consumo no domicílio o pagamento do 13º para trabalhadores com carteira assinada (cujo total aumentou cerca de 2 milhões ao longo de 2023), o pagamento dos lotes de restituições do Imposto de Renda 2023, o Bolsa Família, o Auxílio Gás e o pagamento do Piso Nacional da Enfermagem, entre outros.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT