X

Com Solla à frente, comissão da Câmara visita estaleiro Enseada na sexta (18)

Data de publicação: 17/08/2023

Atuar na retomada da indústria naval para resgatar os milhares de empregos extintos após a crise dos estaleiros provocada pela Lava Jato é a proposta do deputado federal Jorge Solla (PT-BA), que, na sexta-feira (18), leva uma comitiva ao Enseada, em Maragogipe (BA).

Com mais de 50 nomes confirmados – entre deputados federais, secretários estaduais, prefeitos, vereadores e sindicatos – a visita técnica faz parte do requerimento de Solla aprovado na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

Entre os convidados, é aguardada a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, além de um representante da Transpetro. Solla esteve com França no último dia 2, em Brasília, quando ambos trataram sobre projetos para reativar o segmento pelo país.

Integra a comitiva o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria Naval, o deputado federal Alexandre Lindenmeyer, que vai aproveitar esta visita – agendada desde março – para incorporá-la ao calendário do colegiado, previsto para ser iniciado mês que vem.

“O objetivo da visita é reunir diversos segmentos para pensarmos projetos para reativar um setor estratégico de extrema importância para o desenvolvimento socioeconômico do país, além de testemunharem o impacto sofrido nas regiões onde estão instalados”, explica Solla.

Nas articulações feitas por Brasília, Solla tem listado uma série de prejuízos sofridos nos municípios baianos no entorno do Estaleiro Enseada, erguido pelo consórcio formado pela então Odebrecht (atual Novonor), Kawasaki, OAS e UTC, em São Roque do Paraguaçu.

“Um dos estaleiros que foram destruídos pela Lava Jato no Brasil. Nem chegou a operar. Para quem não sabe, só no Enseada, foram extintos 7.462 empregos diretos, 3.588 deles na cidade de Maragogipe, o equivalente a 75% dos empregos formais naquele município”, elenca.

O parlamentar frisou que a movimentação das obras do estaleiro levou à abertura de 7 mil empresas na região. “Além de as empresas fecharem, centenas de jovens que foram enviados para o exterior, para treinamento de ponta, voltaram a praticar a pesca artesanal”, lamenta.

A título de comparação, Solla lembra, ainda, de uma visita técnica à sede da fabricante inglesa Rolls Royce, em 2016, quando foi indagado pelos auditores locais como os deputados “permitiram” a destruição das maiores empresas nacionais no decorrer da Lava Jato.

“Fomos entender como o poder local investigava casos de corrupção nas empresas. Lá, os envolvidos são afastados e a empresa segue. O que houve no Brasil foi uma excrescência. Não precisava destruir a indústria nacional em nome de um projeto de poder”, condenou.

SERVIÇO

O QUÊ: Visita Técnica ao Estaleiro Enseada – Maragogipe (BA)

DATA: 18 de agosto de 2023, das 9h às 12h

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT