Covid-19: Saúde lança nova campanha para imunizar 70 milhões de pessoas
O Ministério da Saúde iniciou uma nova etapa da campanha nacional de imunização contra a covid-19. Na sexta-feira (24), a pasta anunciou que iniciou a distribuição de uma primeira remessa de 9,5 milhões de doses de vacina já atualizada com a variante XBB.1.5. Diversos estados já começaram a aplicação das vacinas monovalentes XBB.
“O quantitativo de doses da aquisição emergencial será suficiente para abastecer os estados e municípios até que as próximas aquisições sejam concluídas”, destaca a assessoria do ministério.
De acordo com a pasta, “o perfil de segurança da vacina Covid-19 monovalente XBB é conhecido devido ao amplo uso em outros países, sendo semelhante ao das versões bivalentes, com a vantagem adicional de ser adaptada para a variante XBB.1.5”.
Confira o esquema vacinal recomendado a partir de 1º de janeiro de 2024:
– Para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, a vacina foi incluída no Calendário de Vacinação.
– Dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais, independentemente do número de doses prévias recebidas.
– Vacinação de pessoas com mais de cinco anos que não pertencem aos grupos prioritários: poderão receber uma dose.
– A mudança para 2024 passou por avaliação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI) e considerou as atuais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre priorização de vacinação para os grupos de alto risco e aqueles mais expostos.
– O Ministério da Saúde enfatiza que as vacinas disponíveis nos postos de vacinação continuam efetivas contra as variantes em circulação no país. O esquema vacinal completo, incluindo as doses de reforço, quando recomendado, é essencial para evitar formas graves e óbitos pela doença.
IBGE: quase 94% da população se vacinou contra a covid-19
A nova etapa da campanha da Saúde mostra que o governo Lula continua priorizando a saúde dos brasileiros. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua: covid-19 (2023) divulgados na sexta-feira (24), apontam que 93,9% da população com 5 anos ou mais de idade foram vacinadas no primeiro trimestre de 2023. O índice corresponde a 188,3 milhões de pessoas. Entre os homens, 90,8 milhões declararam ter tomado ao menos uma dose (93%), e, entre as mulheres, o número subiu para 97,5 milhões (94,8%).
Da Redação, com Ministério da Saúde, Agência Brasil e Correio Braziliense