Duas universidades apontam favoritismo de Jerônimo Rodrigues (PT) e Lula ao contar com o apoio de 65% dos prefeitos baianos
Pesquisadores da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) destacam favoritismo da dupla petista.
Uma pesquisa realizada pelos professores Cláudio André (Unilab) e Raquel Carvalho (UCSAL), nomeada de “A Batalha dos 300”, revelou que o candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Jerônimo Rodrigues, conta com apoio de 272 prefeitos baianos na disputa do pleito estadual, o número representa 65% do total, mais que o dobro do segundo colocado, o candidato Acm Neto que conta com apenas 27% de apoio.
Para realizar o levantamento, os professores mapearam os 417 municípios baianos e elaboraram um relatório que destrincha a preferência dos prefeitos e prefeitas entre os postulantes ao Governo do Estado.
Jerônimo Rodrigues (PT) – 272 prefeitos (65%)
ACM Neto (União Brasil) – 114 prefeitos (27%)
João Roma (PL) – 8 prefeitos (2%)
Indefinidos – 23 prefeitos (6%)
METODOLOGIA
Foi feita uma análise completa das redes sociais, perfis dos prefeitos e também das prefeituras, buscando identificar os apoios declarados, e utilizando mecanismos de pesquisas para procurar matérias em sites, blogs e jornais.
A pesquisa foi encerrada no dia 5 de agosto, quando foi realizada a convenção do União Brasil que oficializou a candidatura do ex-prefeito Acm Neto ao Palácio de Ondina.