Governador Jerônimo inaugura residencial Vila Nova Esperança e impulsiona a requalificação habitacional no Centro Histórico
O Residencial Vila Nova Esperança, localizado no Centro histórico de Salvador, foi inaugurado, nesta terça-feira (17), pelo governador Jerônimo Rodrigues e realiza um antigo sonho dos moradores da área conhecida como Rocinha do Pelourinho. O empreendimento contou com investimento de R$8,4 milhões, e sua construção vai além do conceito tradicional de habitação social. A equipe social da Conder trabalhou em estreita colaboração com os moradores em todas as etapas do projeto, garantindo a transparência e a participação ativa da comunidade.
“Aqui não estamos falando de simples unidades habitacionais. Este local carrega um significado, a construção de um condomínio. Estar no Pelourinho, um lugar histórico e simbólico, é estar no coração da nossa luta. As pessoas que aqui vivem não apenas conquistaram suas casas, mas representam a resistência e a batalha por moradia digna em todo o estado da Bahia. A história deles é a história de um movimento que reflete a força e a perseverança de muitos que lutaram por justiça e por direitos fundamentais”, ressaltou o governador Jerônimo Rodrigues.
Ao todo, 82 famílias da antiga Rocinha foram atendidas pela Política Habitacional de Interesse Social, sendo que 20 famílias foram indenizadas e 62 serão contempladas com unidades habitacionais no Residencial Vila Nova Esperança. O empreendimento foi estruturado em um terreno de 7.765,12 m², com uma área total construída de 6.019,95 m², distribuídos em três blocos residenciais, com 56 apartamentos.
Equipado com quadra poliesportiva, dois parques infantis, equipamentos de ginástica, quiosques, pergolados e uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos, o projeto valoriza a qualidade de vida dos moradores, integrando-os à paisagem cultural e econômica do Centro Histórico. O empreendimento conta ainda com dois espaços coletivos no térreo do casarão, que serão destinados a atividades comerciais e à gestão administrativa do residencial.