Lula anuncia que governo atuará no caso do assassinato de indígena na Bahia
O presidente Lula discutirá com a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, nesta terça-feira (23), a atuação do governo federal no caso envolvendo o ataque a tiros de fazendeiros contra indígenas da terra Caramuru-Catarina Paraguassu, no sul da Bahia.
No domingo (21), em um ação clandestina para retomar a posse de uma fazenda ocupada pelos pataxós no dia anterior, membros de um grupo intitulado Movimento Invasão Zero mataram uma mulher e deixaram vários outros indígenas feridos. Dois ruralistas foram presos em flagrante no mesmo dia.
Lula falou sobre o assunto na manhã desta terça-feira (23), durante entrevista para o programa Bom dia com Mário Kertész, da Rádio Metrópole, da Bahia. O presidente disse que tem conversado com o governador Jerônimo Rodrigues desde o domingo e que o governo federal está à disposição para contribuir na busca de uma solução pacífica para o conflito.
“Eu sei o que aconteceu lá, eu sei que morreu uma pessoa e que outras estão feridas. Conversei com o Jerônimo no domingo à noite, conversei com o Jerônimo ontem [segunda-feira, dia 22] à noite, conversei com o Jerônimo agora de manhã, ele me mostrou o que ele está fazendo. A minha ministra, a Sonia Guajajara, foi à região, esteve lá conversando com todo mundo”, disse Lula, que manifestou “solidariedade aos familiares da indígena que foi assassinada”.
O presidente assegurou que “o povo baiano pode ficar tranquilo que eu vou discutir muito esse assunto hoje, hoje à tarde, aqui em Brasília, com a ministra, vou falar com o Jerônimo e quero colocar o governo federal à disposição para ajudar o Jerônimo e os povos indígenas a encontrar uma solução para que a gente resolva isso de forma pacífica. Eu não poderia deixar de falar isso”.