Marivalda e Tonha fazem coro a ato de combate à violência contra a mulher
Evento apartidário de mulheres aconteceu na Praça Irmã Dulce nesta segunda-feira (9)
Um ato apartidário que pedia o fim da violência contra a mulher, na manhã desta segunda-feira (9), na Praça Irmã Dulce, em Candeias, foi elogiado pelas candidatas da coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’, Marivalda da Silva (PT) e sua vice, Tonha Magalhães (Avante).
“Nós mulheres somos maioria no Brasil, na Bahia e em Candeias. Precisamos estar unidas, enfrentando essas dificuldades, que envolvem não só a agressão física, mas também a patrimonial e os assédios”, afirmou Marivalda, que assim como Tonha, felicitou as participantes do ato apartidário na Praça Irmã Dulce. “Precisamos denunciar e tornar público estes episódios, para que as autoridades tomem as medidas necessárias”, continuou a petista.
Tonha, por sua vez, pontuou que apoia todo e qualquer ato a favor da mulher. “É importante que as mulheres continuem fazendo movimentos para garantir os direitos que já são delas”, afirma. “Eu repudio todos os tipos de violência contra a mulher”, conclui.
Na semana passada, se tornou pública a informação de que o irmão do prefeito Pitágoras (PP), Carlos Antônio Ibiapina, o Carlinhos, agrediu a ex-mulher, Raquel Lordelo. O ato de violência, que foi registrado em vídeo, causou a exoneração de Carlinhos da chefia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
No ato na Praça Irmã Dulce, estiveram presentes mulheres de várias idades. “A gente não sabia sobre esse caso que estava encoberto”, afirmou Ednalva Neris, de 58 anos. Moradora da Urbis I, Ednalva enxerga que a violência contra a mulher está muito grande e precisa de um basta. “Gostei muito do movimento de hoje”, continuou.
Também presente no ato, Adriele Brito, de 34 anos, ressalta que as mulheres devem estar atentas aos mínimos detalhes. “Devemos nos juntar umas às outras. Não é fácil sair fora de uma relação. Precisamos dessa união para evitar episódios de violência”, afirmou Adriele, que é moradora do bairro Santo Antônio.
Homens também estiveram presentes no ato. “As mulheres precisam de amor, respeito e carinho”, disse Gabriel Martins, do bairro de Malembá.
A campanha da coligação ‘Candeias Pode Muito Mais’ (PT, PSD, PSB, PC do B, PV, PMN, Agir, Avante e Republicanos, além do apoio do MDB e do Rede) tem reivindicado o combate à violência contra a mulher.