Marta destaca importância da CPI do MEC: “Planalto tenta barrar porque sabe que vai chegar em Bolsonaro”
Segundo a petista, instalação é compromisso com o povo e com a verba para educação
A vereadora e pré-candidata a deputada federal pelo PT, Marta Rodrigues, disse nesta segunda-feira (4) que a CPI do MEC precisa ser instalada para colocar a limpo os graves casos de corrupção, de irregularidades e de crimes praticados na destinação das verbas públicas do ministério e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A não instalação, explica Marta, pode representar mais um golpe contra a democracia no país principalmente pelo fato das investigações pela polícia federal estarem sendo ameaçadas pelo Planalto, que tenta interferir diretamente no andamento das apurações.
Para Marta, a instalação da CPI do MEC não tem nada de eleitoreiro, mas sim de compromisso com o povo, no entanto, o governo federal tenta impedir porque sabe que as investigações vão chegar ao atual presidente.
“Entendemos que o que aconteceu no ministério, expondo o gabinete paralelo que existia lá dentro, é de uma gravidade enorme e envolveu desvios de grandes montantes de dinheiro público que deveriam ser investidos na universalização e no acesso à educação no país. Se o Congresso se exime disso, está dando aval para que deixemos passar no nosso país outros casos de desvios de verba pública”, declarou a petista.
Segundo ela, não é possível deixar passar as eleições para que se dê esse encaminhamento. ”Por isso que o PT se posicionou favorável à instalação. Nós, parlamentares do PT, sabemos que o atual presidente, ao lado do ministro da Justiça, tenta intervir na apuração da Polícia Federal. Com a CPI, os agentes podem ter mais tranquilidade para continuar a apuração”, afirmou a pré-candidata.