X

Neusa Cadore assume Secretaria de Políticas para Mulheres: “Encaro esse desafio com muita disposição e coragem”

Data de publicação: 25/07/2024

Com vasta experiência e destacada atuação como deputada na defesa e promoção dos direitos das mulheres, a petista Neusa Cadore foi empossada, nesta quinta-feira (25), como a nova secretária de Políticas para as Mulheres do Governo do Estado. Neusa assume a pasta após a ida de Elisangela Araújo, gestora da SPM desde 2023, para a Câmara dos Deputados, onde foi oficializada como deputada federal após a licença de Zé Neto, que se dedicará à disputa pela Prefeitura de Feira de Santana.

Neusa afirmou que foi com muita honra que aceitou o convite do governador Jerônimo Rodrigues para assumir a gestão da SPM. “Encaro esse desafio com muita disposição e coragem, pois sei que cuidar das mulheres e meninas é fundamental para transformar a nossa sociedade e faremos isso de maneira transversal e colaborativa com todas as instâncias do governo e da sociedade”.

A petista frisou que as mulheres representam a força e a resistência do Brasil e, no entanto, são as principais vítimas da violência, pobreza, fome, desemprego, misoginia e sub-representação nos espaços de poder, sobretudo as mulheres negras. “Nossa missão é árdua, mas temos o apoio e o compromisso do nosso governador e do presidente Lula para fortalecer as políticas públicas de promoção da equidade de gênero”, disse, ao acrescentar: “Recebo essa nova missão com gratidão e esperança de que poderemos avançar em políticas eficazes e inclusivas, que garantam o respeito, a dignidade e os direitos de todas as mulheres”.

Para a secretária de Mulheres do PT Bahia, Liliane Oliveira, a Bahia ganha ainda mais tendo Neusa à frente da SPM de agora em diante. “Ela representa as lutas populares, das mulheres, é uma grande companheira de vários momentos, principalmente daqueles em que a gente precisa ter solidariedade, generosidade. É uma pessoa que constrói política com muita responsabilidade porque sabe que política é algo que fazemos para cuidar de gente. Então, a gente tem nela a nossa referência na luta das mulheres. Tenho plena confiança de que será uma gestão ainda mais comprometida, tendo a SPM cada vez mais papel e as mulheres cada vez mais participação na direção dos rumos do nosso estado”, afirmou a secretária do PT.

“A ida de Neusa para a SPM não orgulha só ao conjunto PT, como toda a militância e, com certeza, as mulheres também. Neusa fez um grande trabalho por meio de projetos de lei, seja na defesa e proteção das mulheres e também no estímulo à participação feminina nos espaços de poder na sua trajetória como parlamentar. Não tenho dúvida de que se dedicará e contribuirá muito ao trabalho da SPM na garantia de igualdade social e de direitos entre homens e mulheres”, destacou o presidente do PT Bahia, Éden Valadares.

Biografia – Neusa Cadore é natural de Santa Catarina e chegou à Bahia em 1984 para desenvolver um trabalho missionário em Comunidades Eclesiais de Base. Foi prefeita de Pintadas por dois mandatos consecutivos (1997 a 2004). Sua atuação em parceria com os movimentos sociais transformou o pequeno município em uma referência do modo petista de governar no Brasil, pelo modelo de gestão compartilhada e pelo conjunto de ações de convivência com o semiárido.

Em 2006, foi eleita deputada estadual levando para o Legislativo sua experiência nas lutas populares e no executivo, e reeleita quatro vezes (2010, 2014, 2018 e 2022). Neusa é autora de importantes leis em defesa das mulheres, como a Lei do Selo Lilás e do Dia da Mulher na Política. Também é de sua autoria a Lei 13.908/2018, que protege e garante incentivo financeiro na cadeia produtiva do licuri, umbu e ariri, fortalecendo a agricultura familiar e a convivência com o semiárido.

Icones para bombou na rede

BOMBOU
NAS REDES

Confira memes e outros conteúdos que estão quebrando a internet

Icones para kit digital

KIT DIGITAL
PT BAHIA

Quer mostrar seu apoio ao PT Bahia nas ruas e nas redes?

Estrela do PT
Faça parte do partido que é

orgulho para a Bahia
e exemplo para o Brasil

Filie-se ao PT