SCRPTBa e movimento negro denunciam racismo contra funcionária em Barra
A Secretaria de Combate ao Racismo do PT Bahia (SCRPTBa) repudia as postagens racistas divulgadas nas redes sociais da loja Uenna Modas, em Barra, oeste da Bahia. As imagens mostram a proprietária do estabelecimento, Uenna Paiva Machado, em trends (vídeos tendências do momento) humilhando uma funcionária negra da loja.
As imagens foram denunciadas pelos movimentos Sorriso Negro e Fundação Eu Negro, ambos de Barra, e o Diretório Municipal do PT de Barra, que procuraram a funcionária para prestar apoio e irão formalizar denúncia contra a empresária com ajuda da Secretaria de Combate ao Racismo do PT Bahia.
Para Lucimara da Silva, pesquisadora e membro do diretório municipal do PT de Barra, a discriminação racial no ambiente de trabalho atual é um legado da escravidão e resulta em desigualdade e marginalização. “O mais triste é ver que a discriminação racial é, principalmente, contra trabalhadoras e trabalhadores de menor rendimento, na sua maioria, mulheres pretas e pardas. Somos as maiores vítimas da exclusão e preconceito racial no mercado de trabalho”, disse Lucimara.
O criador da Fundação Eu Negro, Jocilon Nascimento, afirmou que “os vídeos postados pela Uenna Modas representam o pensamento escravocrata da sociedade brasileira, que contribui para o aumento da descriminação e preconceito racial”, disse.
A SCRPTBa declarou ser inadmissível a relação racista imposta pela proprietária à funcionária. “Ela (a proprietária) foi racista e humilhou a funcionária publicamente nas redes sociais do seu local de trabalho, que deveria garantir seus direitos trabalhistas e humanos. Combatemos, intensamente, o racismo nas relações de trabalho e defendemos a inclusão, dignidade, reparação e justiça do povo negro no mercado de trabalho”, disse o secretário de Combate ao Racismo do PT Bahia, Ademário Costa.