Secretaria de Combate ao Racismo do PT Bahia se solidariza com Mona Brito
A Secretaria de Combate ao Racismo do PT Bahia repudiou o ato de racismo sofrido pela advogada, ativista de Direitos Humanos, professora da Uneb e filiada ao PT, Anhamoná Brito, na quinta-feira (19). A Secretaria manifestou também sua solidariedade à advogada, que denunciou o caso de injúria racial sofrido no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Nas redes sociais, Mona, como é conhecida, disse que foi perseguida e xingada por uma atendente da empresa Gol Linhas Aéreas por ter usado o sanitário de uso preferencial para pessoas com deficiência porque estava se sentindo mal.
“Mona, com assim carinhosamente é conhecida, é uma militante do movimento negro, filiada ao PT. Com grandes contribuições aos avanços das políticas afirmativas do povo preto da Bahia e do Brasil”, destacou o secretário de Combate ao Racismo do PT, Evilailton José, que acrescentou: “Grande contribuinte nos debates das cotas da Uneb e Ufba e também nos meios jurídicos”.
Ao propor intensificar um amplo debate na sociedade, Evilailton falou sobre a importância da luta antirracista. “Se você é negro e não luta contra o racismo, a sociedade te atingirá da forma mais cruel e perversa da necessidade do engajamento nessa luta. Aos brancos, não adianta apenas não ser racista, é preciso ser antirracista”.
A Secretaria também repudiou a fala racista do vereador de Ribeira do Pombal, Marcelo Brito Costa, na Câmara de Vereadores da cidade baiana, na última quinta-feira. Clique aqui e veja também a nota de repúdio da deputada estadual Fátima Nunes sobre o caso.